Com a participação de 150 alunos de escolas e Apaes da região, o Parque Ipanema esteve bastante movimentado neste sábado, 24, com o Festival Paraolímpico, promovido pela Prefeitura. Os atletas, com idades de cinco a 17 anos, se envolveram em animadas competições de Vôlei Sentado, Dança, Atletismo e Judô. Com equipes em revezamento e a supervisão de professores e voluntários, as modalidades da terceira edição do Festival Paralímpico foram disputadas no galpão central do Parque Ipanema e seu entorno, prolongando-se até o meio-dia.

A coordenadora Pedagógica do Polo de Educação Integral do Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro, Patrícia Gomes da Costa, ressaltou que o atual governo municipal tem priorizado as políticas de inclusão, e as ações nesse sentido têm gerado resultados muito positivos. No 7 de Outubro, conforme ressaltou, são atendidas por equipes profissionais muitas crianças e adolescentes que enfrentam transtornos de neurodesenvolvimento. Os trabalhos visam ao domínio progressivo de habilidades motoras, cognitivas e psicossociais. No local funcionam regularmente, de segunda a sexta-feira, oficinas de atletismo, bocha paralímpica, lutas e dança.

Frutos do trabalho

Como fruto das atividades especializadas desenvolvidas no CEC 7 de Outubro, 22 alunos ipatinguenses participaram da primeira fase dos JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais), em Belo Horizonte, e, deste total, 20 obtiveram índices para estar na fase regional, em Brasília. Dez alunos ipatinguenses foram selecionados para participar da programação paralímpica nacional, prevista para o período de 21 a 26 de novembro, em São Paulo.