Foto: Marcelo Luciano
A Igreja São Vicente de Paulo, no Ipaneminha, será uma das atrações visitadas pelo projetoA Igreja São Vicente de Paulo, no Ipaneminha, será uma das atrações visitadas pelo projeto

Um projeto cultural, elaborado pela produtora cultural e historiadora Leila Cunha e pela turismóloga Cidinha Sampaio, vai promover a valorização do patrimônio cultura e histórico de Ipatinga, buscando, de forma lúdica e divertida, apresentar o encontro da memória com a história do município por meio dos roteiros.

Segundo as idealizadoras, o projeto, que tem o patrocínio da Usiminas, vai oferecer oficinas e visitas mediadas para apresentar três roteiros culturais no município: Arquitetura e Arte, Natureza e Religiosidade e Caminhos do Trem, formados por 14 patrimônios. ?Queremos despertar nos participantes o desejo de conhecer e divulgar os bens patrimoniais como também de transformá-los, por meio da educação patrimonial e do turismo, em lugares vivos.?, disse Leila.

Para dar início às atividades do projeto, será realizada a oficina "Encontro com a História de Ipatinga?, com Cidinha e Leila, nos dias 8 e 10 de agosto, às 19h30, na Academia Olguin (Santa Mônica). As inscrições para as oficinas são gratuitas e serão realizadas pelo telefone (31) 9838-4814. Todas as informações e programação do projeto estão disponíveis no Instagram: finotratoproducao

Visitas monitoradas

Pela proposta, os locais a serem visitados são cheios de memórias, ligados a cada período marcante da história da cidade. Segundo Leila, cada roteiro possui elementos e tempos diferentes, mostrando assim a riqueza e a diversidade desta história, podendo o viajante escolher qual quer conhecer.

No "Arquitetura e Arte", serão apresentados a Fazendinha (Ferroviários), a Academia Olguin (Santa Mônica), o Teatro Zélia Olguin (Cariru) e o Grande Hotel Ipatinga hoje reformado e renomeado como Centro de Memória Usiminas (Castelo).

No roteiro "Natureza e Religiosidade", o viajante conhecerá cinco locais: Parque Ipanema (Veneza), Ficus Elástica (Cariru), Igreja Nossa Senhora da Esperança (Horto), Clube Dançante Nossa Senhora do Rosário (Ipaneminha) e a Igreja São Vicente de Paulo (Ipaneminha).

Já o roteiro "Caminhos do Trem", vinculado à história da ferrovia de Ipatinga, é formado pelas Ruínas Estação Pedra Mole (Cariru), a Casa dos Ferroviários (Veneza), o Pontilhão de Ferro (Centro), a Estação Memória Zeza Souto (Centro) e o Complexo Turístico Estação Pouso de Água Limpa (Veneza).

Divulgação
Cidinha Sampaio (e) e Leila Cunha, idealizadoras do projeto Cidinha Sampaio (e) e Leila Cunha, idealizadoras do projeto