Com a meta de alcançar pelo menos 7 mil usuários que estão com seus benefícios suspensos pelo Governo Federal, a Prefeitura de Ipatinga iniciou esta semana uma força-tarefa para regularizar, em até 90 dias, essa situação. Além desses, outros 18 mil usuários terão seus cadastros atualizados. Após os atendimentos a esse público em caráter de urgência, os cadastradores seguem com o acolhimento daqueles usuários que estão com os dados desatualizados.

Segundo a secretária de Assistência Social, Jane Bartolomeu, 20 entrevistadores foram contratados especialmente para essa tarefa, que visa zerar a fila daqueles que estão com algum tipo de pendencia no CadÚnico). Ao todo, Ipatinga tem 41 mil pessoas registradas no CadÚnico, sendo que menos da metade realizou a atualização dos dados que são essenciais para manter o acesso aos benefícios e programas sociais da União.

O gerente do Cadastro Único de Ipatinga, Thales Hassen, informou que com os usuários ativos, o município terá um repasse maior do governo federal e mais famílias supridas com a garantia da segurança alimentar. "Com mais usuários ativos vamos garantir segurança alimentar a mais famílias, além de termos a economia local sendo beneficiada com mais recursos circulando pelo município", avaliou.

O CadÚnico garante o acesso das famílias de baixa renda a benefícios e programas sociais do Governo Federal. No entanto, cada programa tem as suas próprias regras. Em caso de dúvidas e principalmente para regularizar os dados cadastrais, é importante que procurem o Cadastro Único no Centro de Ipatinga.