
Com um desembolso de R$ 286,7 milhões, o Governo de Minas pagou nesta terça-feira, 1 de outubro, a primeira parcela do acorde de pagamento da dívidz do Estado junto à União. A previsão é que até dezembro, ocorra o pagamento de mais duas parcelas da dívida acordada, totalizando R$ 874,70 milhões, entre outubro e dezembro.
O Regime de Recuperação Fiscal (RRF) permitiu parcelas com valores reduzidos. Porém, a medida não impede que o Estado migre para um novo modelo de renegociação, o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), assim que este for aprovado pelo Congresso Nacional.
- Estamos acompanhando de perto a tramitação do Propag e uma vez que ele seja sancionado, iremos iniciar as conversas com o Ministério da Fazenda para fazer uma renegociação da dívida que seja ainda mais benéfica para os mineiros, destacou o secretário de Estado de Fazenda, Luiz Claudio Gomes.
Segundo Gomes, O RRF também traz melhores condições ao Estado de pagar a dívida com a União sem comprometer as políticas públicas ou o direito dos servidores.

