Fotos: Sebastião Jacinto Júnior

Com a presença de mais de 200 pessoas, representantes de presentando agências, jornais, portais, rádios e TVs de todo estado, além de empresários, parlamentares e membros do poder público, foi realizado nesta segunda-feira, 21, na sede da Fiemg, em BH, um encontro para debater assuntos importantes relacionados ao segmento. O evento fez parte do 2º Conecta Com Minas. Na pauta temas como avanços tecnológicos, defesa de interesses, regulação do setor, critérios de valores no tabelamento de preços publicitários, novas perspectivas para o mercado publicitário mineiro e valorização das empresas mineiras.

O evento teve como destaque também o painel "Comunicação e propaganda em Minas Gerais", que contou com participação de Rodrigo Fernandes, Bernardo Assis e da superintendente de comunicação da ALMG, Luiza Luna. Os representantes do poder público falaram sobre o que Executivo e Legislativo planejam para 2025 em relação à comunicação, a possibilidade de inclusão de novas empresas na relação de anunciantes, a veiculação de conteúdos institucionais diretamente nas redes sociais dos veículos de comunicação, entre outros assuntos. Durante o evento houve também uma assessoria personalizada do governo de Minas e da ALMG para o recadastramento de empresas e a atualização de dados.

O presidente do Sindijori-MG (Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas no Estado de Minas), Rodrigo Fernandes, enfatizou a relevância do evento para debater os desafios da indústria da comunicação, sobretudo em um mercado cada vez mais competitivo, e apontar caminhos, inclusive, com a possibilidade de fazer negócios.

Ele destacou ainda o diálogo com o governo de Minas, visando estreitar o relacionamento entre a pasta, veículos de comunicação e agências de publicidade. "O Sindijori teve conquistas importantes nesses últimos anos e isso foi possível no âmbito do poder público porque sempre encontramos no governo Romeu Zema uma administração séria que tem dialogado com todos os veículos, sem distinção", acrescentou.

O secretário de Comunicação Social de Minas, Bernardo Santos enalteceu o trabalho do Sindijori na defesa dos interesses do setor e lembrou que o governo vê na comunicação um canal muito importante para que a informação segura e confiável chegue aos mineiros das diversas regiões do estado. Nesse sentido, ele citou algumas ações do governo no sentido de interiorizar as campanhas de comunicação e abertura de linhas de financiamento estatal para as micro e pequenas empresas do setor.

Presente ao evento, o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, destacou os desafios da indústria da comunicação em uma sociedade permeada por avanços tecnológicos. Roscoe salientou que uma comunicação fortalecida é parte fundamental de uma "sociedade efetivamente democrática e participativa" e que "a união das empresas do segmento é importante para o fortalecimento do mercado mineiro".

Flávio Roscoe observou que, dentro do possível, a Fiemg tem trabalhado junto às indústrias para que elas prestigiem as empresas mineiras na contratação de serviços de comunicação. "A Câmara da Indústria da Comunicação tem total apoio da Fiemg e eu acredito que esse mercado está mudando e vejo boas perspectivas de crescimento".