A Prefeitura de Fabriciano realiza neste sábado, 9, o Dia D contra o Aedes aegypti. A programação terá várias atividades, entre elas uma caminhada de conscientização no centro da cidade. A ação, promovida pela Secretaria de Saúde, busca mobilizar a população para prevenir a dengue, chikungunya e Zika, especialmente com a proximidade do período chuvoso. Com início às 8h30, a concentração será no Centro, próximo à rotatória do Chiquinho Sorvetes.

Este ano, Fabriciano já registrou 4,4 mil casos de dengue e 10,5 mil de chikungunya, reforçando a urgência da mobilização. A prefeitura intensificará o monitoramento com drones para identificar focos em locais de difícil acesso. Além disso, serão distribuídas sacolas para a coleta de materiais acumuladores de água, e haverá aplicação de fumacê nos pontos críticos, identificados através do LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti).

Segundo também informou a Secretaria de Saúde, a rede local está pronta para atender casos suspeitos nas 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS). A iniciativa inclui também ações educativas em escolas e uma capacitação para profissionais da saúde, visando a melhorar o manejo clínico de arboviroses. A mobilização conta com agentes de saúde e servidores em uma força-tarefa que se estenderá por toda a cidade.