Ipatinga amanheceu neste domingo (12) contabilizando os estragos provocados por uma forte tempestade que caiu durante a madrugada. Em um intervalo de uma hora, mais de 80 milímetros de chuva foram registrados, causando alagamentos, deslizamentos de terra e transtornos em diversos pontos da cidade.

O córrego Taúbas, que corta a avenida Gerasa, entre os bairros Canaã e Bethânia, transbordou, provocando uma enxurrada que invadiu até a UPA 24 Hora, localizada no Canaã, prejudicando o atendimento na unidade de saúde. Próximo à rotatória que liga a avenida Maanaim aos bairros Iguaçu, Cidade Nobre e à área da Feira do Canaã, parte do asfalto cedeu. Neste local, o córrego Taúbas deságua no Ribeirão Ipanema, o principal curso d?água de Ipatinga, agravando a força das águas.

Tragédia e perdas humanas

O temporal provocou o deslizamento de encostas em diferentes pontos da cidade. Nos bairros Vila Militar e Bethânia, famílias enfrentaram momentos de desespero diante do avanço da lama e dos escombros, resultando em três mortes trágicas, entre elas a de uma criança de apenas 8 anos, no Bethânia.

Áreas nobres também afetadas

Nem mesmo as áreas nobres de Ipatinga escaparam dos efeitos devastadores da chuva. Na avenida Pedro Linhares Gomes (BR-381), próximo ao bairro Horto, uma queda de barreira na saída do bairro, sentido Coronel Fabriciano, dificultou o tráfego, especialmente de veículos pesados. Motoristas enfrentaram longos congestionamentos enquanto equipes trabalham para liberar a via.

Mobilização de emergência

O evento climático colocou em alerta a Defesa Civil, além das polícias Civil e Militar, Samu e Corpo de Bombeiros, que trabalharam durante toda a madrugada e manhã no resgate e atendimento às vítimas. A Defesa Civil informou que segue monitorando áreas de risco e prestando assistência às famílias atingidas.

Moradores de Ipatinga ainda tentam se recuperar dos impactos da tempestade, enquanto as autoridades avaliam os prejuízos e buscam soluções para minimizar os riscos em futuras chuvas. A previsão meteorológica para os próximos dias reforça a necessidade de atenção redobrada da população. Até este momento, não houve um posicionamento oficial da Prefeitura e nem do prefeito Gustavo Nunes em suas redes sociais.