
Ipatinga foi escolhida para iniciar o Programa Estadual de Regularização Fundiária Rural, com uma Audiência Pública para detalhar o processo de organização com posseiros de áreas sem registro. A reunião, organizada pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) em parceria com a Emater MG e o governo municipal, será realizada nesta quarta-feira,19. A cidade passou por avaliação socioeconômica e possui um alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M)
O objetivo da audiência é informar e capacitar os moradores, especialmente agricultores posseiros de terras devolutas, sobre o Programa de Regularização Fundiária Rural. A Prefeitura manifestou interesse em iniciar o processo, que costuma ser demorado. O início dos trabalhos de cadastramento e georreferenciamento das propriedades está previsto para este ano, e a entrega dos títulos de propriedade rural começará a partir de 2026.
A entrega de títulos é uma demanda importante no campo, facilitando o acesso ao crédito rural e a políticas públicas. O governo de Minas já entregou 8,9 mil títulos de propriedade rural desde 2019 e pretende entregar mais 3,5 mil em 2025

