O deputado estadual Lincoln Drumond (PL), defendeu nesta terça-feira, 22, que os municípios que hoje compõem a área de atuação do 58º Batalhão de Polícia Militar criem, nos próximos anos, suas polícias municipais. A tese foi apresentada durante uma audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa de Minas. Para Lincoln, é essencial que principalmente Timóteo e Fabriciano pensem seriamente no assunto, e que também Antônio Dias, Jaguaraçu e Marliéria, estudem a questão, dentro de suas possibilidades.

Durante sua fala, Lincoln Drumond propôs a convocação de uma nova audiência pública, envolvendo todos os prefeitos dessas cidades com o objetivo de ampliar o debate e estruturar uma política de segurança mais abrangente. O parlamentar destacou a necessidade de fortalecimento da atuação municipal no setor, defendendo a criação de secretarias e guardas civis municipais como uma força de suporte direto à Polícia Militar.

"Os prefeitos da nossa região precisam ter um olhar efetivo para a segurança pública. O Vitor Prado, por exemplo, já criou a Secretaria de Segurança Pública em Timóteo e demonstrou interesse em instituir uma guarda civil. Em Fabriciano, enquanto vereador, fui autor da lei que autoriza a criação da guarda. Agora, é necessário que o prefeito coloque isso em prática", afirmou o deputado.

Lincoln também alertou sobre a sobrecarga de funções da Polícia Militar, que, segundo ele, frequentemente assume papéis que não lhe competem, como atendimentos de cunho psicológico. Ele ainda criticou a sensação de insegurança em trechos da BR-381.

"Precisamos ampliar essa segurança na 381, pois ela é via de escoamento de toda a região. Não podemos tratar Timóteo como uma ilha, mas como porta de entrada do Vale do Aço. É necessário convocar todas as forças de segurança para pensar soluções conjuntas", concluiu.