
As visitas guiadas à primeira estação ferroviária de Ipatinga serão retomadas, neste mês, com uma programação do projeto Pedra Mole Estação das Artes Ano III. O calendário de atividades tem início no próximo dia 20 e vai até setembro. A iniciativa, que tem o patrocínio da Usiminas, é realizada pelo Grupo Teatral Boca de Cena.
O projeto é uma forma de valorizar e democratizar o acesso aos bens tombados de Ipatinga, além de promover educação patrimonial por meio das visitas guiadas com a intervenção cênica Retrato de Trem. Durante a caminhada de 650 metros até as ruínas, são narradas as vivências de um povo em torno da construção da estação. O encontro dos que chegam no trem com os que já habitavam essa região cuidando da terra, culminou em amores, negócios, grandes amizades e, sobretudo, em memórias.
Neste mês, as visitas serão nos dias 20, 21 e 22; em junho, nos dias 24, 25 e 26, com sessões às 9h e às 14h. O passeio é aberto ao público, mediante agendamento prévio. Escolas, associações e pequenos grupos podem agendar para participar das visitas guiadas pelo WhatsApp 99718-2239.
A Pedra Mole foi reaberta para visitação da comunidade em fevereiro deste ano, após passar por reparos. Segundo a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, o projeto Estação das Artes vai reforçar a importância deste bem como patrimônio e ponto turístico da cidade.
Projeto Pedra Mole Estação das Artes Ano III
Visitas Guiadas: 20, 21 e 22 de maio | 24, 25 e 26 de junho
Horários: 9h e 14h
Local: Ruínas da Estação Pedra Mole (Avenida Itália, bairro Cariru - Ipatinga)
Agendamento prévio pelo WhatsApp 99718-2239, de segunda a sexta, das 08h às 18h.
