Em breve - ainda não há uma data confirmada - os membros da antiga Guarda, hoje Polícia Municipal de Ipatinga poderão trabalhar armados. Segundo a Prefeitura, os 116 agentes estão em fase final de conclusão do curso de armamento e tiro realizado pela corporação, sendo que todos já passaram ou estão passando pela capacitação, divididos em três turmas.

A formação, que contempla etapas teórica e prática, é executada pelo Instituto de Pesquisa, Gestão e Tecnologia (INTEC) e faz parte do processo para a obtenção do porte de arma funcional.

A primeira turma já finalizou o curso e obteve o porte de arma. A segunda também concluiu o treinamento e aguarda a emissão do porte. A terceira turma deve concluir o curso no próximo dia 8. A previsão é de que até o dia 10 toda a documentação necessária para solicitação do porte junto à Polícia Federal seja protocolada. O prefeito Gustavo Nunes destacou o empenho da corporação e o impacto positivo que a medida trará para a segurança da cidade.

- Esse curso é essencial para que o policial municipal esteja não só habilitado legalmente, mas preparado técnica e psicologicamente para portar uma arma. É uma responsabilidade grande, e estamos trabalhando com muito rigor para garantir que todos estejam à altura desse compromisso, pontuou.