Com o intuito de impulsionar a coleta seletiva nas escolas municipais, o programa "Jovens Mineiros Sustentáveis", de Timóteo, implantou kits de coleta de materiais recicláveis em nove instituições de ensino. As escolas do Limoeiro e Novo Tempo foram as primeiras a receberem os kits, que contam com quatro coletores de 100 litros para descarte de papel, metal, vidro e plástico. A iniciativa, que visa a formação ambiental de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Minas Gerais e as secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e de Meio Ambiente de Timóteo.

A entrega dos equipamentos foi realizada pelo prefeito de Timóteo, Vítor Prado, acompanhado de secretários e vereadores, e visa colocar em prática o conteúdo didático do programa, que aborda temas como reciclagem e compostagem. Os 10 kits adquiridos pela Secretaria de Educação, com investimento de cerca de R$ 7 mil, irão beneficiar nove escolas e a própria secretaria. Os materiais coletados serão destinados à Ascati (Associação dos Catadores de Material Reciclável de Timóteo) ou poderão ser comercializados pelas escolas para financiar projetos ambientais ou pequenos reparos.

O programa "Jovens Mineiros Sustentáveis" é dividido em cinco módulos: Água e Cidadania Ambiental; Bem-Estar e Cuidado Animal; Energia e Cidadania Ambiental; Resíduos e Cidadania Ambiental; e As Florestas e o Clima. Além de capacitar os alunos, o programa reconhece as ações desenvolvidas, premiando as escolas e o município que cumprirem as metas com o Selo Escola Nota 10 Sustentável e Selo Município Sustentável.