Iapu conta com uma rica história ligada à cultura indígena e outras tradições do interior de Minas
Com a adesão ao Programa de Regionalização do Turismo, Iapu inicia o processo para, em breve, integrar oficialmente o Mapa do Turismo Brasileiro. Essa inclusão representará um passo estratégico para o desenvolvimento turístico local, permitindo ao município acesso a capacitações voltadas à profissionalização do setor, além de visibilidade em ações promocionais conjuntas da região.
A médio prazo, a participação no programa facilita o planejamento e a execução de políticas públicas específicas para o turismo, fortalecendo a governança e a articulação entre poder público, iniciativa privada e comunidade local. Já no longo prazo, Iapu se torna elegível para receber investimentos em infraestrutura turística e participar de editais e convênios federais e estaduais, o que contribui diretamente para a geração de emprego, renda e valorização do patrimônio natural e cultural do município.
Como parte desse processo, em uma rápida solenidade realizada nesta quarta-feira, 9 de julho, foi assinado o convênio que oficializa a filiação de Iapu ao Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas (CTMAM). O presidente da entidade, Hélio Anício, representou o CTMAM no ato, que contou com as presenças do prefeito José Pereira Viana (Pezão); do Secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, Hebert Bruno Moreira Souza; e da Diretora do Departamento de Cultura, Elen Talita. A parceria visa fortalecer o turismo regional e promover o desenvolvimento econômico sustentável.
Para o prefeito Pezão, essa associação é um marco para Iapu, pois permitirá acessar recursos, projetos e visibilidade para o potencial turístico local, gerando postos de trabalho e renda. "Esta adesão faz parte de algumas de nossas ações administrativas para colocar nossa cidade no mapa do turismo do estado e do Brasil", comentou. O secretário Hebert Bruno ressaltou que o próximo passo será alinhar as ações locais às estratégias do circuito, potencializando atrações, festividades e o patrimônio histórico e cultural da cidade. Já Hélio Anício enfatizou os benefícios mútuos: "A chegada de Iapu ao CTMAM enriquece nosso circuito com suas belezas naturais e culturais, além de fortalecer a rede de cooperação entre os municípios."
O prefeito de Iapu - Pezão, com o presidente do CTMAM Hélio Anício(centro), ladeados pelo secretário de Turismo, Hebert Souza e a diretora do Departamento de Cultura, Elen Talita
Conheça um pouco de Iapu
Localizada a 40 Km de Ipatinga, no coração de Minas, onde o tempo repousa entre rios e morros, Iapu, que hoje tem pouco mais de 12 mil habitantes, é um lugar que busca preservar suas raízes, se entrelaçam com passos indígenas e com o acampamento de Raimundo e Bronza, em 1822, à beira do Ribeirão Santo Estêvão. Das mãos férteis da terra, brotou um povoado, uma capela e, mais tarde, um destino. Mudou de nome, de distrito, de sede ? Boachá, Santo Estêvão, até tornar-se, enfim, Iapu.
Em 1949, ergueu-se como município, com alma própria e novos caminhos. Viram-se nascer Bugre, São João do Oriente e, depois, São Sebastião da Barra. Enquanto os dois primeiros já se emanciparam, Barra, como é conhecido, preserva memórias e gente simples. Agora, Iapu se entrega ao turismo como quem abre os braços ao futuro ? madura, encantadora e cheia de histórias para contar.
