Em uma ação com mais de 150 pessoas, a Prefeitura de Ipatinga removeu estruturas irregulares em áreas públicas do bairro Bom Retiro, como decks e coberturas em calçadas das avenidas Fernando de Noronha e Pero Vaz de Caminha, e ruas Dom Manoel e Tomé de Souza. A medida visa reorganizar a área urbana, cumprir uma decisão judicial do Ministério Público, e recuperar espaços públicos para garantir acessibilidade, segurança a pedestres e valorizar o comércio local.

Antes da operação, 52 notificações foram emitidas para que comerciantes e moradores retirassem voluntariamente as estruturas, com um prazo de 40 dias. Desses, 38 atenderam ao chamado. As 14 estruturas restantes foram desmontadas pela prefeitura. Essa situação é discutida desde 2016, quando o Ministério Público investigou a ocupação irregular, culminando em uma ação civil pública em 2021 que exigiu um plano de regularização do município.

Após diálogo com o Ministério Público em 2024, a prefeitura conseguiu converter multas em obras, liberando os espaços públicos com um plano que permite o uso legal de uma faixa de quatro metros de passeio público para mesas e cadeiras. O projeto urbanístico inclui ainda uma faixa verde e nova calçada exclusiva para pedestres, garantindo mobilidade e acessibilidade. A obra de revitalização começou em 15 de julho e deve ser concluída até o final do ano.