
Com um investimento previsto de ais de R$ 60 milhões,, a Cemig começou esta semana as obras de um nova subestação. Localizada no bairro Córrego Alto, em uma área onde antes funcionava um ecoponto para recebimento de resíduos sólidos, a previsão é que entre em operação em 2026, ampliando significativamente a qualidade e a capacidade do fornecimento de energia elétrica para os moradores e setores produtivos locais.
A nova subestação terá capacidade de 25 MVA e vai beneficiar cerca de 56 mil unidades consumidoras, atendendo aproximadamente 135 mil pessoas nos municípios de Coronel Fabriciano, Antônio Dias, Ferros e Joanésia. O empreendimento também é fundamental para o funcionamento do novo Distrito Industrial 2, que está em fase de implantação, além de ampliar a oferta de energia para o Distrito Industrial 1 e demais empreendimentos empresariais e residenciais da cidade.
As torres de alta tensão que compõem o projeto passarão por áreas e propriedades rurais, sobretudo na região da Serra dos Cocais, interligando o sistema elétrico da nova subestação com o de cidades vizinhas. A obra segue os padrões mais modernos do setor energético e contará com tecnologia de ponta, que possibilitará melhorias nos níveis de tensão, redução de perdas e maior estabilidade operativa em toda a rede.
