
A Prefeitura de Ipatinga, está conduzindo um levantamento técnico em áreas públicas de todos os bairros da cidade. A ação, de caráter preventivo, visa identificar ocupações irregulares e reorganizar os espaços coletivos urbanos, promovendo o uso adequado das áreas públicas. A primeira etapa começou no bairro Bom Retiro e se expandiu para outros bairros como Canaã, Bethânia, Cidade Nobre, Ideal, Iguaçu, Esperança, entre outros.
O mapeamento, que está sendo feito gradualmente pela Sesuma (Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente), e segue critérios técnicos, sem objetivo de penalizar ou autuar os moradores neste momento. A abordagem das equipes de fiscalização é orientativa, com foco no diálogo e na escuta ativa das comunidades. Segundo o secretário Reginaldo Soares, trata-se de um diagnóstico fundamental para planejar com responsabilidade o crescimento urbano da cidade.
A gerente da fiscalização, Juslaine Costa, reforça que o trabalho é transparente e respeitoso. Já o prefeito Gustavo Nunes destaca que o levantamento "inaugura um novo olhar sobre a cidade e representa um passo estratégico para um futuro mais justo, acessível e sustentável". A proposta, segundo Nunes, é preservar áreas verdes, melhorar a acessibilidade e incentivar a organização comercial legal e segura em Ipatinga.