
A criação do SIM (Selo de Inspeção Municipal), foi a pauta de uma importante reunião do prefeito de Mesquita, Ilton Torres, com representantes do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) e da Emater-MG. A proposta é viabilizar, por meio de parceria entre os órgãos, a estruturação do SIM no município.
Durante a reunião, foram discutidas as etapas necessárias para a implementação do selo, que envolve a organização dos produtores, capacitações, estrutura mínima de inspeção e regulamentação municipal.
"Com o SIM, nossos produtores rurais ganham segurança jurídica, valorização dos seus produtos e acesso ao mercado local de forma legalizada. Isso representa mais renda, mais emprego e mais desenvolvimento para Mesquita", completou Ilton Torres.
Segundo o prefeito, a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo já iniciou os estudos técnicos para viabilizar a adesão ao programa e deve anunciar os próximos passos em breve.
O Selo de Inspeção Municipal (SIM) é um serviço de fiscalização de estabelecimentos que produzem e processam produtos de origem animal, como carnes, queijos e ovos, com o objetivo de garantir a qualidade e segurança alimentar dentro de um município. O SIM permite a comercialização legal desses produtos apenas dentro do município onde foram inspecionados.
