
As ações de recuperação do talude, que cedeu na BR-381 em Antônio Dias, no km 297 seguem em ritmo acelerado, com previsão de liberação do trecho no início de outubro. Até lá, o condutor deverá seguir o desvio provisório em mão dupla implementado pela Nova 381 Concessionária de Rodovia em caráter emergencial.
O transporte total do material para retaludamento e adequação, equivale aproximadamente a 10.500 viagens de caminhões trucados. A operação "bota-fora", ou seja, a remoção deste material, destina o conteúdo extraído para pontos estratégicos em um raio de até cinco quilômetros de distância. De acordo com um balanço do setor de Engenharia da Nova 381, a previsão é que a operação chegará com a escavação de 170 mil metros cúbicos de material solto.
O trabalho no talude de Antônio Dias está sendo intenso: inicialmente foi detectado pequenos deslocamentos de material no talude e a realização de monitoramento. Após as seguidas quedas de pequenas porções de material do talude, a operação fechou a pista sentido oeste e a engenharia da Nova 381, concessionária responsável pela rodovia, deslocou especialistas em geotecnia, bem como equipes topografia, sondagens e fiscalização para estudo dos desvios e melhores soluções. Foi realizada uma avaliação profunda na geotécnica do talude e toda sua região.
Em seguida, foi feito um levantamento topográfico atualizado e um plano de investigação e instrumentação geotécnica. Além disso, em paralelo com o retaludamento e reconformação do talude, foi realizado o início das atividades de drenagem e hidrossemeadura ? técnica de estabilização e recuperação de encostas, que consiste em aplicar por jateamento uma mistura aquosa de sementes, adubos, aditivos orgânicos e fibras para criar uma camada protetora no solo.