Coronel Fabriciano será contemplado com mais de R$ 17 milhões, que serão aplicados integralmente no SUS para fortalecer a rede municipal de saúde e ampliar o atendimento à população.

O recurso é fruto do Novo Acordo da Bacia do Rio Doce, um direito do município que foi impactado pelo desastre da barragem em Mariana. O planejamento foi construído com base em diagnóstico das necessidades locais, de forma transparente, técnica e com acompanhamento dos órgãos de controle.

A assinatura do acordo aconteceu na última sexta-feira (26), no Palácio do Planalto, em Brasília. O prefeito Sadi Lucca participou da cerimônia ao lado do vice-prefeito e secretário de Saúde, Ricardo Cacau, que ressaltou a importância da conquista:

"Todo recurso será aplicado garantindo que Fabriciano colha os frutos de um trabalho coletivo e sem interferência política. O plano de investimento foi construído com base na realidade local e nas reais necessidades da população, com dedicação da equipe técnica da saúde, do jurídico, do planejamento urbano, além do apoio do Ministério da Saúde, do Ministério do Desenvolvimento Social e de outros parceiros. O SUS é sério, deliberativo e transparente."

Principais investimentos

Atenção à Saúde

Construção do Centro de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) ? referência no acolhimento e acompanhamento das crianças e suas famílias;

Implantação de uma nova ala de UTI no Hospital Dr. José Maria de Morais, ampliando leitos e garantindo melhores condições para pacientes em estado grave;

Reforma de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS);

Construção da UBS do bairro Santa Terezinha;

Construção do CAPS;

Ampliação da Equipe Multidisciplinar Itinerante da Atenção Especializada;

Fortalecimento e ampliação do Núcleo de Regulação e Auditoria, com equipe multiprofissional;

Cobertura de exames laboratoriais, de imagem e consultas com médicos especialistas da fila SUS;

Fortalecimento do TFD (Tratamento Fora de Domicílio);

Vigilância em Saúde

Fortalecimento e ampliação das ações e serviços de vigilância em saúde;

Equipamentos para o setor de Endemias;

Aquisição de veículo para recolhimento de animais de pequeno porte;

Reforma do prédio do Centro de Controle de Zoonoses.

Infraestrutura da Rede de Saúde

Construção do novo Centro de Zoonoses, com estrutura para canil e gatil;

Reforma e manutenção dos equipamentos públicos de saúde, tanto da rede básica quanto da rede especializada;

Intervenções na Rede de Urgência e Emergência, incluindo melhorias no Hospital Dr. José Maria de Morais.

Para o prefeito Sadi Lucca, a chegada do recurso representa um marco para a saúde do município:

"Estou feliz porque vamos avançar ainda mais na saúde de Coronel Fabriciano. Vamos poder tirar do papel projetos que vão fazer diferença na vida dos nossos munícipes. A saúde será sempre prioridade e me sinto honrado por poder transformar um dos compromissos da nossa campanha que é a construção do Centro de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista, em realidade. É um investimento histórico para Coronel Fabriciano, feito com planejamento e responsabilidade. Nosso compromisso é cuidar das pessoas e garantir um futuro melhor para a nossa cidade."