Começou neste sábado, 27, a operação dos pórticos de pedágio eletrônico em dois pontos da BR-381, em Caeté e João Monlevade. A cobrança será aplicada a veículos de diferentes categorias, com valores variando de R$ 12,90 a R$ 124,00, conforme o tipo de veículo e o número de eixos. Veículos com TAG terão direito a descontos, sendo 5% para todos os veículos e descontos progressivos para carros a partir da segunda passagem no mesmo mês.

Além da TAG, motoristas poderão pagar o pedágio de forma prática por meio de totens instalados em postos de combustíveis e restaurantes ao longo da rodovia. Os totens oferecem pagamento via PIX ou cartões de crédito ou débito e permitem que os usuários consultem o valor devido com até duas horas de diferença após a passagem. Também é possível realizar o pagamento pelo aplicativo da Nova 381.

A rodovia contará com 25 totens ao longo do trecho entre Caeté e o Leste de Minas. Em adição, motociclistas terão passe livre, não sendo cobrados pelo pedágio. Entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro, o Sem Parar realizará uma ação especial em três bases de atendimento ao usuário para cadastro e suporte aos motoristas.