Divulgação/PMT
(E-D), Lincoln, Aro e Prado, durante o anúncio do projeto do Contorno de Timóteo(E-D), Lincoln, Aro e Prado, durante o anúncio do projeto do Contorno de Timóteo

O prefeito de Timóteo, Capitão Vitor Prado, anunciou, em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, 6, a liberação do edital para a licitação do projeto executivo do Contorno Viário, obra considerada prioritária pelo Governo de Minas e uma das mais aguardadas do Vale do Aço. A iniciativa conta com o engajamento do deputado estadual Lincoln Drumond, que articulou e empenhou a pauta junto ao governo do estado, ao lado do Secretário de Governo de Minas Gerais, Marcelo Aro, do prefeito de Timóteo e do vice-governador, Matheus Simões, para que o edital fosse publicado.

Prado afirmou que o Governo de Minas classificou o contorno como obra prioritária e que a publicação do edital representa um passo decisivo para o início dos trabalhos. Segundo o prefeito, a nova via tem caráter emergencial para moradores da saída para Cava Grande, que têm registrado rachaduras em casas causadas pelo intenso tráfego de caminhões e carretas.

"O novo traçado vai retirar o trânsito pesado do perímetro urbano, aumentar a segurança e melhorar a mobilidade entre Timóteo, Coronel Fabriciano e outras cidades da região", disse o prefeito durante a coletiva.

O deputado Lincoln Drumond destacou que o avanço do contorno é resultado de diálogo e empenho junto ao Governo de Minas para atender uma reivindicação histórica do Vale do Aço. "Trabalhamos intensamente para que o edital fosse publicado. O contorno viário de Timóteo é uma conquista que vai transformar a mobilidade, gerar desenvolvimento e devolver qualidade de vida à população", afirmou o parlamentar.

Durante o encontro das autoridades, que aconteceu em Belo Horizonte, o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, agradeceu o empenho do deputado e a parceria com o Governo do Estado. "Obrigado ao Marcelo Aro pela receptividade e também agradecer ao deputado Lincoln Drumond , que tem sido um grande parceiro e presente, ajudando a defender os interesses de Ipatinga e do Vale do Aço", disse.

O projeto executivo tem prazo estimado de um ano para ser concluído e será custeado com recursos do governo estadual. A Prefeitura de Timóteo oferecerá apoio técnico e logístico durante o desenvolvimento e a execução da obra. Após a conclusão do projeto executivo, a expectativa é que a licitação da obra principal seja lançada o mais breve possível.