
A Prefeitura de Ipatinga prorrogou até 7 de novembro, o prazo para a concessão de uso perpétuo, a título oneroso, de sepulturas padronizadas no Cemitério Parque Senhora da Paz, no bairro Veneza. Além da extensão do prazo, em mais 30 dias, a Prefeitura aumentou para 164 sepulturas o número de novas sepulturas, distribuídas nas quadras 53B (74 unidades) e 56B (90 unidades). De acordo com o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Reginaldo Donizete Soares, a medida busca ampliar o alcance da iniciativa e garantir mais oportunidades aos interessados.
Valores e condições de pagamento
O valor de cada sepultura é calculado em Unidades Fiscais Padrão de Ipatinga (UFPI). Em 2025, cada unidade equivale a R$ 158,74, totalizando R$ 8,7 mil por sepultura. O pagamento pode ser feito à vista ou em até três parcelas iguais, sendo a primeira em até cinco dias após a homologação e as demais em 30 e 60 dias.
Podem participar pessoas físicas maiores de 18 anos e com capacidade civil plena. Cada interessado pode adquirir apenas uma sepultura, sendo vedada a participação de quem já possua outra no mesmo cemitério ou de empresas funerárias. A concessão é pessoal e intransferível em vida, mas passa aos herdeiros legais em caso de falecimento do titular, conforme o Código Civil.
Inscrições e documentação
As inscrições devem ser realizadas presencialmente, no Departamento de Meio Ambiente (DEMAM), localizado no 3º andar da Prefeitura de Ipatinga (sala 313) ? Avenida Carlos Chagas, 789, bairro Cidade Nobre. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h.
O edital completo, com todas as regras, formulários, documentos e modelos exigidos, está disponível no Diário Oficial Eletrônico do Município de Ipatinga, no endereço www.ipatinga.mg.gov.br/diariooficial, ou pode ser consultado pelo telefone (31) 3829-8079.
