Apesar de ainda não ter definido todos detalhes da operação, a companhia Vale do Rio Doce confirmou nesta segunda-feira, 13, que a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), terá um novo horário de partida em cada trecho, com o objetivo de ampliar as viagens na alta temporada, ou seja, durante o período de verão e das férias escolares.

Atualmente as viagens acontecem diariamente, a partir das 7h, quando um trem sai da Estação Pedro Nolasco, em Cariacica, e outro de Belo Horizonte, com chegada aos seus destinos às 20h30.

Após circularem publicações nas redes sociais sugerindo que o novo horário oferecido pela Vale seria com o embarque noturno, a mineradora explicou que, de fato, criará uma nova opção de embarque, mas que ainda não definiu se será à noite.

Em nota enviada à imprensa, a Vale destacou que a ampliação com um novo horário está prevista no contrato de concessão da ferrovia. No entanto, este horário e o formato da operação ainda estão em fase de definição"

Mas, segundo o Sindicato dos Ferroviários de Minas Gerais e do Espírito Santo, os trens serão noturnos, e as passagens dos novos horários serão vendidas a partir de 15 de novembro. A composição percorre 664 km entre a capital de Minas e a cidade que integra a chamada Grande Vitória, em uma viagem que dura cerca de 13 horas. São 30 estações de embarque e desembarque nos dois estados. O trem da Vitória-Minas tem vagões executivos e econômicos, todos com ar condicionado.

Além do serviço de bordo com lanches e bebidas que são vendidos, o trem conta com um vagão restaurante onde os passageiros podem almoçar ou tomar um café da manhã apreciando as paisagens. O trem conta ainda um vagão exclusivo para cadeirantes, também equipado com ar-condicionado.

As passagens na classe executiva custam de Belo Horizonte até Cariacica R$ 116. Na classe econômica o passageiro vai pagar pelo trajeto completo R$ 81. Esses são os mesmos valores para embarque em Cariacica. Do Vale do Aço, os preços são de