
A Associação Cultural Indaiá, sediada no município de Antônio Dias, participou pela primeira vez da 9ª edição da Semana Criativa de Tiradentes, realizado nesta semana na histórica Tiradentes. Reconhecido nacionalmente, o evento é um dos mais importantes encontros do país voltados ao artesanato, design e economia criativa, reunindo criadores, especialistas e apreciadores do fazer manual de diversas regiões do Brasil. A participação da Indaiá só foi possível graças ao patrocínio através da Cenibra, através da lei federal de incentivo à cultura.
A Semana Criativa se consolidou como um espaço de destaque para a valorização do artesanato brasileiro, promovendo trocas de saberes, formação, inovação e conexões entre territórios criativos. Além das exposições, oficinas e palestras, um dos principais destaques do evento é o Mercado da Semana, espaço de vendas com curadoria especializada e número extremamente restrito de expositores. Apenas poucos artesãos e marcas foram selecionados para participar, garantindo alto padrão de qualidade, autenticidade e representatividade cultural.

A presença da entidade representou um reconhecimento importante do trabalho desenvolvido com a palha de indaiá, técnica tradicional que carrega identidade e memória coletiva. Durante os dias de festival, a Associação realizou diversas vendas, encontrou clientes e parceiros já consolidados ? que acompanharam e prestigiaram o trabalho ? e estabeleceu novas parcerias estratégicas, ampliando sua rede de contatos e fortalecendo sua atuação no mercado criativo. O evento também contou com a presença de arquitetos, designers e profissionais do setor criativo de diferentes regiões do país, o que potencializou ainda mais as conexões e oportunidades de visibilidade.
Outro destaque da participação foi o contato com personalidades de grande relevância no setor, incluindo o designer e apresentador Maurício Arruda, que tem sido um importante incentivador do trabalho desenvolvido pela Associação. Maurício participou de uma palestra no evento, e a presença da equipe da Indaiá nesse momento reforçou ainda mais os vínculos com redes de referência no design e no artesanato contemporâneo.
