Foto: Sarah Torres
Atividade complementa iniciativa de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoceAtividade complementa iniciativa de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe, até o dia 28, lenços para serem repassados às pacientes que estão tratando câncer de mama. A campanha Doe Lenços reforça o apoio e a solidariedade durante o Outubro Rosa.

A ação é uma parceria entre a ALMG e a Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), por indicação do deputado Grego da Fundação (PMN). O ponto de coleta está localizado em frente à Galeria de Imprensa do Plenário.

Após o dia 28, as arrecadações serão entregues ao Núcleo do Câncer de Ubá, instituição que acolhe e presta apoio a mulheres em tratamento oncológico. Os repasses integram as ações alusivas ao Outubro Rosa, campanha mundial que busca alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A iniciativa reforça o compromisso da ALMG com causas sociais e valorização do cuidado humano. A doação de lenços representa carinho, acolhimento e força a mulheres que enfrentam o tratamento contra o câncer de mama, uma forma de transformar solidariedade em esperança.

Iluminação especial destaca campanha

Além disso, a sede do Parlamento Mineiro recebe, até a próxima segunda-feira (dia 20), iluminação especial para incentivar as mulheres a realizarem exames regulares e a manterem um estilo de vida saudável para prevenir a doença.

O câncer de mama é um dos tipos de câncer que mais afeta e mata mulheres, seguido pelo câncer colorretal e colo de útero. A campanha de conscientização foi criada nos Estados Unidos, na década de 80, pela Nancy Brinker, irmã de Susan G. Komen, vítima da doença.

A primeira iniciativa referente ao Outubro Rosa no Brasil ocorreu em 2002, com a iluminação do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. Mas foi somente a partir de 2008 que o movimento ganhou força no País.