O trem noturno da Vale, cuja operação está prevista para começar em janeiro, terá inicialmente um ramal para Itabira. Com a inclusão, os moradores da cidade, poderão embarcar por meio da baldeação na Estação Desembargador Drummond, em Nova Era, algo que já acontece no horário matutino.

Inicialmente, Itabira ficaria fora da operação noturna devido ao baldeio necessário entre o município e Nova Era. Contudo, após as negociações conduzidas pelo entidades locais, foi autorizada a inclusão do trecho em caráter experimental, com avaliação da demanda de passageiros.

Conforme anunciado em matéria anterior, as passagens para o novo trem noturno deverá estar disponíveis a partir de 15 de novembro, embora os horários de partida e de retorno ainda não foram oficialmente divulgados. No último dia 6, a Vale promoveu uma viagem trem, com a composição vazia, entre Belo Horizonte e Cariacica, na Grande Vitória.

O trem da Vale é atualmente o único do pais que opera diariamente, percorrendo 664 quilômetros e atendendo 42 municípios, entre eles alguns do Vale do Aço. A nova operação noturna foi concebida para atender ao aumento da demanda durante as férias e feriados, ampliando a oferta de assentos e o conforto dos usuários.

A criação do novo serviço está entre as contrapartidas previstas no contrato de antecipação da renovação da concessão ferroviária, firmado entre a Vale e o governo federal. O acordo prorrogou a concessão da EFVM por mais 30 anos a partir de 2027, com a obrigação de investimentos e melhorias na malha ferroviária e na ampliação do transporte de passageiros. A previsão é que dos atuais 70 mil passageiros mensais, as operações noturnas faça este número subir para pelo menos 100 mil pessoas.