Um recital para marcar os primeiros passos na música dos participantes do Projeto Musicaricando Orquestra do Futuro foi promovido na tarde do sábado, 29, em Ipaba. Os alunos cantaram e tocaram canções que aprenderam nos primeiros quatro meses de aulas de música e flauta doce do projeto, com a regência do maestro Everson Salazar e do educador musical Rodrigo Paiva.

Cerca de 120 crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 17 anos, recebem aula semanalmente na Escola Municipal João Anício de Brito, em Ipaba, com flauta doce e material didático fornecidos pelo projeto. A iniciativa é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Cenibra, tem o apoio da Prefeitura de Ipaba e do Instituto Cenibra, e realização do Instituto Cultural Ultra Jazz.

Para a secretária municipal de Educação de Ipaba, Dircene Antunes, o projeto Musicaricando Orquestra do Futuro é um sucesso em todo o município. "O Musicaricando conquistou as famílias das crianças participantes e de toda cidade. Ficamos ainda mais felizes de prestigiar uma apresentação como esta e de já pensar na possibilidade de estender o projeto para alcançar mais alunos no nosso município", revelou Dircene.

O projeto foi lançado em julho deste ano e vai até junho de 2026. A equipe do Musicaricando é formada por Samuel Machado (coordenação geral), Edson Guimarães (produção executiva), Everson Salazar (direção artística), Patrícia Rocha (assessoria técnica e administrativa), Marcos Lopes (assistente de produção), Rodrigo Paiva (educador musical), Carla Marlova (psicóloga), Silvania Pereira (comunicação), Layane Óliver (videomaker), Vânia Coelho (intérprete de Libras).