A Câmara Municipal de Ipatinga promove nesta terça-feira,9 uma audiência pública para discutir o projeto de lei que trata da regularização de edificações irregulares ou não licenciadas. O encontro será realizado às 19h, no plenário da Casa, por meio da Comissão de Urbanismo, Transportes, Trânsito e Meio Ambiente do Legislativo. Também participará da audiência a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma).

A proposta busca garantir meios para que imóveis já construídos, mas que não passaram pelo processo de aprovação municipal ou foram erguidos fora dos parâmetros legais, possam ser regularizados. O texto apresenta inovações como a gratuidade para edificações localizadas em áreas de regularização fundiária de interesse social e para unidades unifamiliares de pequeno porte.

Outro ponto de destaque é o esclarecimento sobre contrapartidas financeiras, aplicadas apenas quando houver necessidade de compensar infrações urbanísticas, como afastamentos ou ocupação acima do permitido. A legislação traz ainda uma solução para divergências antigas de alinhamento viário, permitindo a regularização de imóveis em situações consolidadas há mais de dez anos e que não sejam imputáveis ao proprietário.

A audiência pública tem como objetivo ampliar a transparência, esclarecer dúvidas da população e colher sugestões que possam contribuir para o aperfeiçoamento da lei.