O vereador Matheus Braga (DC) cobrou nesta segunda-feira, 19, uma posição da Prefeitura de Ipatinga sobre uma paciente, que segundo ele, encontra-se internada no Hospital Municipal Eliane Martins há quase três meses. O parlamentar atendeu ainda um pedido da paciente, cujo nome não foi divulgado, para acompanhar de perto a situação que ela se encontra enquanto aguarda a realização de uma cirurgia. Durante a visita, o parlamentar também ouviu relatos de outros pacientes e familiares que enfrentam longos períodos de espera por procedimentos médicos.

Segundo Matheus, a paciente passou o Natal e o Ano Novo internada, longe da família e dos filhos, sem previsão clara para a realização da cirurgia necessária. A situação tem causado sofrimento físico e emocional, evidenciando o cenário crítico vivido pela saúde pública no município.

Para Matheus o caso não pode ser tratado como algo isolado. "Não estamos falando apenas de números ou de gestão administrativa. Estamos falando de pessoas, de famílias e de dignidade. A saúde de Ipatinga não pode continuar funcionando no limite do colapso", afirmou.

Durante a visita, o vereador - que no mandato anterior integrou a equipe do governo do então prefeito Gustavo Nunes (reeleito em 2024) - cobrou explicações do secretário de saúde de Ipatinga e reforçou que seguirá fiscalizando e cobrando providências do Poder Executivo para que a situação da paciente ? e de tantos outros que vivem realidade semelhante ? seja resolvida com urgência.

"O acesso à saúde não é favor, é obrigação. Nosso papel é dar voz a quem está sofrendo e exigir que o direito à saúde seja respeitado", completou. Matheus informou ainda que continuará acompanhando o caso e adotando as medidas necessárias para que o atendimento aos pacientes seja normalizado e situações como essa não venha a se repetir.