
A Prefeitura Municipal de Ipatinga entregou, nesta terça-feira, 10. as obras de reforma da Escola Municipal Nelcina Rosa de Jesus, n Veneza. Com investimento de R$ 14 milhões, 100% oriundos de recursos próprios do município,
Fundada em 11 de maio de 1975 como anexo da Escola Professora Argentina Vianna Castelo Branco, a Nelcina ganhou independência em 1980, na gestão do prefeito João Lamego Netto. Seu nome presta homenagem póstuma a Nelcina Rosa de Jesus, mãe do pioneiro e ex-vereador José Orozimbo da Silva.
O prédio antigo, localizado em uma área de mais de 5 mil metros quadrados na Rua Teresina, 80, já não atendia às demandas atuais. A infraestrutura elétrica era limitada, os espaços não eram totalmente acessíveis e a capacidade era de cerca de 430 alunos.
O diferencial da execução foi manter as aulas ininterruptas. Os estudantes continuaram as atividades em um anexo próximo, sem qualquer prejuízo no ano letivo. A nova escola chega com capacidade para cerca de 800 alunos e oferece acessibilidade total para pessoas com deficiência.
Entre os principais avanços estão elevador de última geração, um novo sistema de energia solar que está sendo implementada, ar-condicionado em 100% das dependências, laboratórios de ciências e informática, sala do grêmio estudantil, quadra poliesportiva coberta, cozinha e refeitório novos, além de áreas dedicadas a atividades pedagógicas, artísticas e culturais.
O prefeito Gustavo Nunes, que durante a festividade participou de uma partida de futsal, destacou que a obra visa fazer da educação em Ipatinga uma referência nacional em todos os aspectos hoje exigidos, reforçando seu compromisso com o setor.

